top of page

Você é ou já foi dependente emocionalmente do seu parceiro?

  • Foto do escritor: larissa rosa
    larissa rosa
  • 26 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

Quem tem o transtorno precisa da aprovação do parceiro para tudo, teme ser abandonado e sente que nunca será feliz sozinho.


A frase “não vivo sem você!” pode ser uma linda declaração de amor ao parceiro, porém quando dita no sentido literal não se trata de amor mas de dependência, o que pode ser um sinal do transtorno de personalidade dependente (TPD). Apesar do transtorno não ser exclusivo às relações amorosas, geralmente a pessoa sente que não pode ser feliz sem ser extremamente cuidado por alguém, se deixando em segundo lugar.

ree

Quem tem esse perfil apresenta a autoestima muito baixa e, por isso, sente a necessidade de escolher alguém para tomar as decisões em seu lugar. A pessoa perde sua autonomia e depende da opinião ou aprovação do seu parceiro até mesmo para coisas simples, como escolher roupas para sair. É comum que a pessoa se isole e só se relacione com a pessoa de quem é dependente. Também é incapaz de fazer qualquer atividade sem o seu parceiro, e quando ele não retribui por igual, a raiva ou o ciúmes podem tomar conta. Mas no fundo, existe um medo exagerado de ser abandonado, então a pessoa pode aceitar até a violência apenas por medo de contrariar e ser abandonado.


Mesmo com o término, o problema não acaba, pois a pessoa não consegue ficar solteira e repete o ciclo. O ideal é buscar um tratamento psicológico para entender os relacionamentos passados, ajudar a desenvolver a autoestima e assim trabalhar a individualidade. Com o tratamento e a vontade do paciente de melhorar é possível aprender a se relacionar de forma independente com os demais e ser feliz com a própria companhia.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Agradeço a sua visita

bottom of page